Confira aqui as informações sobre o Desafio Adrennon/DCE Univates de Aventura
Álbum de fotos do grupo Aventureiros do Vale do Taquari
Visite e confira todas nossas fotos.

quarta-feira, 2 de março de 2011

Massa crítica

A tentativa de homicídio cometida pelo motorista contra os ciclistas em Porto Alegre está (ainda bem!) levantando questões importantes e centenas de pessoas estão se manifestando e exigindo do poder público iniciativas que evitem que eventos parecidos aconteçam e que ciclistas e pedestres possam trafegar tranqüilamente - o que já está previsto em lei, só precisa ser aplicado.

Eu acredito que, mais do que aplicar corretamente a lei, precisamos mudar a mentalidade (ou preconceito) da maioria das pessoas de que "as cidades são feitas para os automóveis" e brigar para uma convivência harmoniosa entre veículos, ciclistas, pedestres, carroças, skatistas, patinadores, TODOS...

O movimento internacional 'Massa Crítica' utiliza este nome porque ele refere-se ao conceito físico que exprime a massa de material fissionável necessária para que se desencadeie uma reação nuclear em cadeia. Adaptando isso para as ciências humanas, 'Massa Crítica' poderia ser interpretado como a quantidade mínima de pessoas, dentro da sociedade, necessária para que o seu comportamento estabeleça-se como padrão.

"É a mentalidade de um grupo em relação a um determinado assunto necessária e suficiente para estabelecer e sustentar determinada ação, relação ou comportamento."

Resumindo, o movimento acredita que se incentivarmos cada vez mais as pessoas a pedalarem e - PRINCIPALMENTE - convencermos mais e mais pessoas a ACEITAREM o ciclismo como parte integrante do trânsito, vai chegar o dia em que não se admitirá uma realidade diferente desta.

O movimento vem em boa hora, pois estamos caminhando na direção oposta, onde, inconscientemente, as pessoas estão aceitando uma realidade onde não é possível viver sem automóveis. Quantas pessoas nós conhecemos que utilizam o carro para ir até a padaria na outra quadra? Ainda pior do que essa dependência, é a noção de que O CARRO TEM PREFERÊNCIA, de que qualquer outro meio de locomoção "atrapalha o trânsito".

Em um mundo onde tanto se fala em sustentabilidade e em busca de qualidade de vida, essa mentalidade é um contra-senso.

A idéia deste post surgiu ao ler o texto abaixo (recomendo a todos)

http://cidadesparapessoas.com.br/2011/03/devolvam-a-cidade-as-pessoas/

Será que nós também não somo um pouco "produtos dessa cultura"? Fica aqui a semente plantada, se apenas uma pessoa se sensibilizar com esta leitura, já terá valido a pena.

Grande abraço

Jean Carlo Hansen
Equipe Adrennon

Um comentário: