Confira aqui as informações sobre o Desafio Adrennon/DCE Univates de Aventura
Álbum de fotos do grupo Aventureiros do Vale do Taquari
Visite e confira todas nossas fotos.

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Fotos Ultra Desafio Farroupilha

Algumas fotos aqui.

Jean

Relato do Ultra Desafio Farroupilha 24 horas


Nos dias 17 e 18/09 estivemos em Porto Alegre para correr o Ultra Desafio Farroupilha, ultra-maratona de revezamento com duração de 24 horas. Eu, Duda, Giovani e Carlos formamos a equipe que contava com o apoio da Costaneira.

Nenhum de nós havia feito algo parecido. Na verdade, nenhum de nós havia corrido mais do que uma meia-maratona e isso é que deixava o desafio ainda maior, pois a quilometragem mínima para que cada atleta pudesse validar sua participação era de 43 km, ou seja, mais do que uma maratona.

Logo na chegada vimos que ninguém que lá estava tinha ido para brincar. Tínhamos equipes tradicionais como SOGIPA e Petiskeira, gente com muita infraestrutura de apoio e muito fortes fisicamente.

Montamos nosso acampamento, tiramos algumas fotos e às 10:00h foi dada a largada. O circuito tinha 3.000 metros e nossa estratégia, já que nenhum de nossos atletas tinha percorrido distâncias mais longas, era fazer trocas o mais rápido possível e desta forma manter um ritmo bom. Combinamos de que cada um fizesse o circuito no seu ritmo de uma corrida de 10km.

Conseguimos manter esse ritmo de 13, 14 km/h por 10 horas. No início da noite eramos os terceiros e andando muito bem. Mas surgiram os primeiros sinais de cansaço, o intervalo de descanso parecia insuficiente para recuperação e era penoso recomeçar cada volta depois do descanso. Os tempos do Duda e Giovani, que eram em torno de 16 minutos por volta, cairam para mais de 20. Nossas voltas que eram em torno de 50 minutos foram para mais de uma hora.

O que fazer? Tentamos cada um fazer duas voltas e com isso ter um descanso maior. Não adiantou, mesmo com esse descanso maior nossos tempos não voltaram aos valores anteriores. Não conseguíamos baixar de 1 hora para completar 4 voltas (12 km).

Depois da meia-noite a coisa ficou crítica. Lesões começaram a aparecer. Carlos substituiu Giovani em uma volta. Ele ainda tentou fazer mais uma volta depois, mas terminou e disse que não dava mais prá continuar. O tempo do Duda era de quase meia-hora, sinal de que coisas erradas podiam começar a acontecer com os atletas, estava na hora de raciocinar.

E, prá completar, começou a chover. Já tínhamos perdido posições, o desânimo era total e o pessoal precisava descansar mais tempo. Meio 'grogues', meio desistindo, totalmente frustrados, dormimos.

Acordei lá pelas 6:00, com gritos de algumas equipes que também chamavam atletas que estariam voltando a correr. A chuva tinha diminuído, levantei, cambaleei até a organização e vi que tinha um café preto quentinho disponível. Comi um pouco e quando a cabeça voltou a funcionar retornei até a barraca e me preparei para continuar. Carlos acordou nessa hora e falei que eu ia continuar rodando, mesmo que fosse devagar, pelo menos para aumentar nossa quilometragem final. E lá fui eu na garoa.

Completei a primeira volta e na chegada estava o Carlos, com todo gás, hehehe... Bom, vamos lá, então! E ficamos revezando nós dois. Estávamos quase 8 voltas atrás dos quartos colocados. No final, rodamos ainda 30 km nas 3 horas finais e deixamos 6 voltas de vantagem. Fechamos com 220km.

Posso dizer que talvez o fato de não ter chegado nos 250 km tenha me frustrado um pouco. Analisando, vejo que a meta era realizável, com mudanças na estratégia a gente chegaria lá. Mas, pessoalmente, ter completado 60km correndo para mim foi muito bom. Muito além do que eu já tinha feito até hoje.

Aprendi também que cada esporte exige preparações completamente distintas. O pessoal que treina especificamente corrida estava anos-luz na nossa frente, em termos de preparo. E eram extremamente regulares na sua corrida. Os segundos colocados, por exemplo, fizeram ABSOLUTAMENTE TODAS voltas entre 14 e 15 minutos (entre 12 e 13 km/h), do início ao fim, sem intervalos.

São coisas que a gente aprende e pode levar para os nossos treinos.

Parabéns aos guerreiros da Adrennon/Costaneira. Como já comentaram no meu Facebook, tem que ter 'determinação' (o termo usado foi mais pejorativo, hehehe) prá fazer uma prova assim, e os quatro mostraram que tem de sobra. Valeu Carlos, Duda e Giovani!

As fotos vem durante a semana.

Abraço

Jean
Adrennon


quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Acompanhamento do Ultradesafio Farroupilha

Pessoal,

Faremos uma nova experiência neste sábado: acompanhamento on-line da prova.

Estarei postando mensagens no meu Facebook (http://www.facebook.com/jeancarlohansen) de tempos em tempos e assim o pessoal poderá acompanhar o andamento da corrida, a quilometragem, o 'estado físico' dos pangarés... rs...

Teria outras alternativas além do Facebook, mas é a mais imediata e barata, então...

Abraço

Jean Carlo Hansen
Adrennon



Reportagem do jornal A Hora em 15/09/2011



sábado, 10 de setembro de 2011

2° Vampires Trekking

Recebemos no dia 09/09 aventureiros da região metropolitana para um treino de trekking. Na sua maioria, são atletas se preparando para a 'La Mision', prova de trekking de 160 km que acontece em dezembro na Argentina.

Pediram que eu preparasse um roteiro com mais de 50 km e com muitas subidas. Fizemos então mais ou menos o trajeto do Perrengão, que pode ser conferido aqui.

Nos encontramos em Colinas depois das 22h. Depois das apresentações e ajustes de equipamentos, iniciamos a caminhada às 22:45: eu, Jean, Eduardo Pires, Eduardo Arruda, Gilson Oliveira, Rafael Zortea, Zizo Amorin e Alexandre Cunha (Xandão).


Logo na saída de Colinas acessamos os trilhos de trem, andamos neles por 1 km e na seqüência entramos em Fazenda Lohmann, onde partiríamos para a subida em trilha que dá acesso à rampa de vôo. Antes da trilha, fotos, risadas e muita descontração.

A trilha um pouco molhada já encharcava os pés. Chegando na rampa, exatamente às 2:00, curtimos um pouco a vista noturna de Roca Sales, mas não nos demoramos pois o frio começava a pegar.

Descemos até a linha Júlio de Castilhos (acho que é esse o nome), onde 'acampamos' abrigados sob o teto da Igreja. Foi uma verdadeira ceia. Cup Noodles, sopa, farofa, chocolate, café, vinho, frango - que festa!

Já passava das 3:45 quando iniciamos a subida da linha Júlio de Castilhos. Uma pequena rateada do navegador aqui nos custou alguns minutos (duas saídas prá direita muito parecidas - à noite eram idênticas), um sereno forte molhando tudo, mas atingimos o ponto mais alto da brincadeira (pelo que me lembro foi perto de 610 metros).

Descemos sem pausas até Daltro Filho, cruzando a cidade às 6:45. Até procuramos um lugarzinho prá estender os sacos de dormir e dar uma cochilada de uma hora. Como já amanhecia, não achamos lugares bons e o frio estava forte, seguimos pelo asfalto até Imigrante, na expectativa de um solzinho na praça e algum lugar aberto prá tomar um café.

Assim fizemos. Olhares estranhos nos vigiavam enquanto tratávamos os pés e descansávamos, hehehe... Tivemos que esperar um pouco, mas o café preto rolou e deu aquele gás pro pessoal.

Passava das 8:30 quando iniciamos a subida prá Lagoa da Harmonia. Animados pelo sol e calor, tiramos muitas fotos e nem vimos a subida passar.10:30 estávamos curtindo o gramado da lagoa, acompanhado de um vinho ainda melhor do que o primeiro!

Às 11:00 iniciamos a descida, correndo em boa parte dela, até chegarmos de volta a Colinas.

Show de bola. Foi um trekking puxado, com certa dificuldade, mas muito legal pelas companhias.

Um grande abraço aos visitantes e até a próxima.

Jean
Adrennon

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Foto no Jornal Nova Geração, em 02/09/2011

Multisport Serra Gaúcha


Aconteceu no dia 04/09/2011 a primeira prova Multisport no Rio Grande do Sul, em Três Coroas, promovida pela Tripadventure e com apoio técnico do IGEA.

Divididos nas categorias Pro e Sport, as modalidades e distâncias foram:

Categoria PRO

8 km – Rafting
500 metros – Corrida
13 km – MTB
6 km – Corrida
11 Km - MTB
4 Km – Corrida
3 Km – MTB
TOTAL – 45,5 KM

Categoria SPORT

Rafting – 8 Km
500 metros – Corrida
7 Km – MTB
5 Km – corrida
8 Km – MTB
TOTAL – 28,5 KM

Foram mais de 110 atletas e tivemos presença maciça do pessoal dos Vales (Hurakán, 100 Rumo, Papas Junior, M&G Expedition e mais alguns que podem ter me fugido). A Adrennon participou em 3 duplas na categoria Pro Mista. Eduardo e Tati formaram uma dupla, eu fui na companhia da Mariela Portz e Giovani acompanhou a Fernanda, da equipe Trilha Vertical de Mato Leitão.

Os resultados ainda não saíram, mas na dupla mista quem se deu melhor foram Giovani/Fernanda, com um 3o lugar. Duda e Tati tiveram noites difíceis e cansaço os venceu, optaram pelo corte. Eu e Mari (que fazia sua segunda prova de aventura) tivemos problemas no início, numa subida de 4 km de empurra-bike, ficamos por último, mas aos poucos fomos no recuperando e acabamos com um 5o lugar.

Foi uma prova de explosão, que deixou todos cansados, mais do que muitas corridas de aventura. A subida inicial de bike também quebrou muita gente. O rafting foi o ponto alto da prova, junto com umas boas trilhas na corrida e uma descida de bike bem 'casca-grossa'. No início da tarde, o calor ainda veio prá judiar todo mundo.

Parabéns aos organizadores e participantes, foi um ótimo evento.

Abraço

Jean
Adrennon