No domingo combinamos uma ida até o Monte Belo, em Venâncio Aires, numa tentativa de sair do circuito Morro Gaúcho x Lagoa da Harmonia. Eu, Tati, Duda, Geovani e Deconto saímos de Lajeado perto das 9:00.
Passando por Santa Clara, entramos em 'terreno desconhecido', muitas encruzilhadas, por sorte levei um mapa parcialmente atualizado. Depois do Arroio Sampaio, o bicho pegou.
Essa foto legal aí em cima foi da localidade às margens do Arroio Sampaio, o menino com pose de 'dono da budega', hehehe....
Pedimos algumas informações, os primeiros nem sabiam onde era o tal do 'Monte Belo', mas depois de pedalarmos alguns km em direção a Venâncio, um sujeito nos deu uma informação bastante precisa, até na quilometragem. Esse rapaz também quase fez uma cara de 'é, eu acredito mesmo que vocês vão subir', porque os demais, hahaha, só faltou nos chamarem de loucos....
Na seqüência, começamos a passar por alguns PCs das corridas em Venâncio e alguns locais já mais familiares. Próximo da subida, uma placa quebrada, no chão, dizia 'Monte Belo'. Por dedução, seguimos no caminho que supostamente a placa indicava, apesar de o mapa dizer que não havia estrada até lá em cima. Mais adiante, um 'ciclista de interior', na sua bela Barra-forte, nos disse, "sim, sim, tá prá subir, é só estratinha, mas focês vom ter que empurrar"... como se não soubessemos, hehehe....
Empurramos, empurramos e chegamos na estrada no topo do morro. Agora não tinhamos a menor idéia de prá onde ir, não sabiamos onde era o mirante. Como conseguiamos avistar uma antena, onde deveria ser o ponto mais alto, tá decidido, é prá lá que gente vai.
Um motoqueiro nos deu a (in)feliz sugestão: 'por aqui tem uma estrada velha, agora deve ser só uma trilha, mas vocês chegam lá num tapa'. Camuflamos as bikes numa capoeira atrás de um forno semi-abandonado, e tocamos a pé pela trilha. Cerca de 300 metros depois, a trilha não existia mais, aí foi vara-mato até a antena. Ou como disse o Deconto, a "altena"....
Chegamos na antena. Não deu prá ver muita coisa, muito mato ao redor. Fizemos nosso almoço e o frio começou a pegar, já que o sol tinha ido embora. Voltamos, de novo pelo mato, até as bikes.
Murchamos os pneus e toca um down-hill furioso em direção a Venâncio... Acabamos indo até o centro da cidade prá tomar aquele refri e depois voltamos direto pelo asfalto até Lajeado/Estrela.
Não foi um treino de 'contar história', mas deu prá praticar a navegação, conhecer locais onde ainda não havíamos passado. E também foi bom ultrapassar a barreira dos 100 km pedalados, fazia tempo.
Nosso trajeto foi mais ou menos esse: http://www.mapmyhike.com/hike/brazil/lajeado/944127963592965460
Não tenho muita certeza do local da antena, pois a vegetação está bem diferente. Pelo Google, subimos quase 500 metros numa 'tacada' só.
Agora vamos ter descobrir onde tem um bom mirante e voltar prá tirar umas fotos... alguém se habilita???
Abraço
Jean
Adrennon
Nenhum comentário:
Postar um comentário