Nós, moradores do Vale, somos privilegiados em qualidade de vida, e parte disso se deve a termos, ao mesmo tempo, cidades prósperas e um interior rico e preservado. E dentre esses lugares do interior temos uma região que é fora do comum: as proximidades do Viaduto 13, em Vespasiano Corrêa.
Já estive lá incontáveis vezes, de carro, pedalando, em trekking sobre os trilhos, etc. E me surpreendo a cada vez com a riqueza de locais para se visitar, alguns quase inexplorados - ou pelo menos de acesso tão difícil que não dá prá calcular a quanto tempo alguém não vai até lá.
Ontem, eu, Duda e Tati, da Adrennon, na companhia do Fábio, da Papaventuras e sua namorada, Cris, fizemos um canyoning no riacho que passa sob o viaduto principal. O local até que é bastane freqüentado, até uma certa altura, onde há um local próprio para banho, mas a beleza mesmo começa a partir dali, subindo o riacho.
Iniciamos a trilha às 14:30 e cerca de 30 minutos depois entramos na água. Ritmo tranqüilo, o riacho até que não estava cheio, quase dava prá percorrê-lo sem molhar os tênis. Mais pro final da caminhada, onde os morros praticamente cobriam o riacho, deixando apenas uma fresta visível de céu, é que ficou um pouco mais exigente, sinal que a cascata estava perto.
Lá pelas 15:30 visualizamos uma queda em 3 níveis, totalizando cerca de 40 metros. Um espetáculo. Só estando lá para explicar. Dá prá imaginar pela foto abaixo:
Essa cachoeira o Duda já havia conhecido numa travessia anterior, esse era nosso objetivo principal. Depois de um longo banho, começamos o retorno e resolvemos explorar um segundo riacho, bem mais fechado e difícil. Enquanto as gurias retornavam, iniciamos uma caminhada mais forte, onde tivemos que estudar algumas pedras para subir, fizemos algum rasga-mato quando o richo era intransponível.
Cerca de 1,5 km acima, a recompensa, mais uma visão de tirar o fôlego. Um paredão de cerca de 30 metros, uma queda dágua em praticamente 90 graus:
Depois disso, um retorno até a base do viaduto, às 18:00h estávamos retornando.
Sinceramente, foi emocionante, não no sentido de perigoso ou de adrenalina, mas saber que temos no nosso quintal lugares tão maravilhosos e - ainda bem - preservados. Que continuem assim.
Um grande abraço.
Jean
Equipe Adrennon
Abaixo roteiro que fizemos. As fotos estão em http://picasaweb.google.com.br/aventureirosdovt/20100313CanyoningNoV13#.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Cara só de chegar ao viaduto e de cima ver aquelas cachoeiras ali perto já é emocionante, mas essa ae de 3 quedas é muito show!! Convida na próxima vez q for até ela.....
ResponderExcluir