Confira aqui as informações sobre o Desafio Adrennon/DCE Univates de Aventura
Álbum de fotos do grupo Aventureiros do Vale do Taquari
Visite e confira todas nossas fotos.

segunda-feira, 22 de março de 2010

Treino do dia 20/03

No sábado à tarde, eu, Duda e Tati fizemos um bom treino no interior de Estrela.

Peguei o mapa do Desafio Estrela 2010 e resolvi explorar várias das trilhas que o Luis Grassel, da Vita Esportes, havia mapeado e que durante a prova não utilizamos.



A parte de bike estava show de bola, bastante técnica, muito mato fechado, valetas, barro. Totalizamos 19 km.



Depois fizemos uma corrida até a Cascata da Santa Rita, um total de 15 km. É um local muito bonito, pena que está tão sujo.


A parte noturna ficou prá semana que vem, vamos ver se dessa vez vamos pros morros de Arroio do Meio.

domingo, 14 de março de 2010

Canyoning no Viaduto 13

Nós, moradores do Vale, somos privilegiados em qualidade de vida, e parte disso se deve a termos, ao mesmo tempo, cidades prósperas e um interior rico e preservado. E dentre esses lugares do interior temos uma região que é fora do comum: as proximidades do Viaduto 13, em Vespasiano Corrêa.

Já estive lá incontáveis vezes, de carro, pedalando, em trekking sobre os trilhos, etc. E me surpreendo a cada vez com a riqueza de locais para se visitar, alguns quase inexplorados - ou pelo menos de acesso tão difícil que não dá prá calcular a quanto tempo alguém não vai até lá.



Ontem, eu, Duda e Tati, da Adrennon, na companhia do Fábio, da Papaventuras e sua namorada, Cris, fizemos um canyoning no riacho que passa sob o viaduto principal. O local até que é bastane freqüentado, até uma certa altura, onde há um local próprio para banho, mas a beleza mesmo começa a partir dali, subindo o riacho.

Iniciamos a trilha às 14:30 e cerca de 30 minutos depois entramos na água. Ritmo tranqüilo, o riacho até que não estava cheio, quase dava prá percorrê-lo sem molhar os tênis. Mais pro final da caminhada, onde os morros praticamente cobriam o riacho, deixando apenas uma fresta visível de céu, é que ficou um pouco mais exigente, sinal que a cascata estava perto.

Lá pelas 15:30 visualizamos uma queda em 3 níveis, totalizando cerca de 40 metros. Um espetáculo. Só estando lá para explicar. Dá prá imaginar pela foto abaixo:



Essa cachoeira o Duda já havia conhecido numa travessia anterior, esse era nosso objetivo principal. Depois de um longo banho, começamos o retorno e resolvemos explorar um segundo riacho, bem mais fechado e difícil. Enquanto as gurias retornavam, iniciamos uma caminhada mais forte, onde tivemos que estudar algumas pedras para subir, fizemos algum rasga-mato quando o richo era intransponível.

Cerca de 1,5 km acima, a recompensa, mais uma visão de tirar o fôlego. Um paredão de cerca de 30 metros, uma queda dágua em praticamente 90 graus:



Depois disso, um retorno até a base do viaduto, às 18:00h estávamos retornando.

Sinceramente, foi emocionante, não no sentido de perigoso ou de adrenalina, mas saber que temos no nosso quintal lugares tão maravilhosos e - ainda bem - preservados. Que continuem assim.

Um grande abraço.

Jean
Equipe Adrennon

Abaixo roteiro que fizemos. As fotos estão em http://picasaweb.google.com.br/aventureirosdovt/20100313CanyoningNoV13#.

quarta-feira, 10 de março de 2010

Primeira corrida de aventura aos 54 anos. Show de bola!

"Pode um homem de 54 anos começar a participar de corridas de aventura? Deve!
...
Dizer o quê? Devia ter começado antes! Se voce está pensando em começar nessa aventura, vá bem acompanhado, treine um pouco e nem pense em desistir.
Chegue tarde, mas siga e fique com as pernas doloridas e a cabeça leve por um bom tempo."

Veja o depoimento muito legal do Marcus Copetti em http://www.adventuremag.com.br/noticias/7/2704/pode-um-homem-de-54-anos-comecar-a-participar-de-corridas-de-aventura-deve.html

Jean Carlo Hansen
Equipe Adrennon

segunda-feira, 8 de março de 2010

Algumas fotos do Desafio Estrela

No álbum http://picasaweb.google.com.br/aventureirosdovt/20100307DesafioEstrela2010#

Desafio Estrela 2010

Bom dia,

Ontem a Adrennon participou do Desafio Estrela 2010. A equipe contou com Jean, Eduardo, Tati e Kátia e conquistou um segundo lugar amargo, já que vimos o primeiro quarteto chegar 2 minutos na nossa frente.

Mas, tirando esse pequeno detalhe, a prova estava ótima. Nós, o quarteto de Ivoti e o de Passo Fundo estivemos sempre colados, e no final um pequeno detalhe do mapa que não foi observado por nós e acabou nos custando o primeiro lugar.

Essa disputa exigiu concentração total, pouca ou nenhuma parada nos ATs e o tempo todo 'socando a bota'.

Parabéns em especial para as gurias, que se superaram numa prova bastante forçada e ao Duda que chegou a rebocar as duas em certas subidas!

Fotos serão colocadas durante a tarde.

Valeu, pessoal.

Leia abaixo o relato completo e acompanhe o trajeto em http://www.mapmyhike.com/hike/brazil/estrela/769126804764448064

Jean Carlo Hansen
Equipe Adrennon

=====================================================



Relato do Desafio Estrela 2010

(* os pontos indicados entre parênteses são os PCs e ATs do roteiro em http://www.mapmyhike.com/hike/brazil/estrela/769126804764448064)

Depois de uma pré-largada no Parque Princesa do Vale, 'pintamos' o rio Taquari de amarelo alinhando as 50 canoas e ducks na água.

Uma largada meio atrapalhada, pela falta de espaço e perícia, afinal, a canoa canadense era novidade prá todos. Mas em poucos minutos conseguimos nos entender.
Ficamos no pelotão intermediário e por causa disso ficamos em dúvida se não haveria tumulto no AT da categoria Aventura, onde pensamos em descer para buscar os primeiros PCs facultativos.

A primeira vista, estava tranquilo, mas a medida em que nos aproximamos várias canoas chegaram rio acima, depois de terem feito um pequeno desvio. O resultado foi uma pequena confusão prá chegar em terra, o que fez com que tivéssemos que amarrar nossas canoas em troncos rio acima e pularmos algumas cercas prá irmos atrás dos PCFs (A).

Um primeiro PCF bem escondido (B) nos custou um belo atraso, mas pelo menos várias equipes também empacaram por ali. Depois disso, 4 km de corrida e pegamos novamente as canoas (D).

Agora já mais entrosados, passamos um quarteto e largamos na frente com as bikes. Dois PCs virtuais no caminho e chegamos no AT do trekking (H).

Aparentemente o outro quarteto que estava na nossa frente errou, pois no AT estavam só as bikes do quarteto que não havia pego os PCFs, cerca de 40 minutos na nossa frente. Sinal que os PCFs havia valido a pena, pois nos dariam um bônus de 1:15h.

Saímos 'fincados', já visualizando os dois quartetos chegando.

Mais um PCF (I), buscado por trilha indistinta, mas sem problemas, dois PCs virtuais, e de volta ao AT. Últimos 8 km de bike e fizemos o AT4 (N), agora realmente todos embolados. Na busca pelo PCF (O) os quartetos todos se cruzaram, e assim foi também no próximo PC virtual (P).

Nessa altura o calor estava forte e nossas bikes estavam com bastante água no AT. Optamos por retornar pela estrada e correr, em vez de pegar uma trilha que seria alguns metros a menos.

Foi uma boa opção, pois além de nos abastecermos novamente, encostamos em uma dupla que estava à nossa frente e não vimos mais os quartetos atrás de nós.

Estávamos agora a 10 minutos do quarteto que não tinha pego os PCFs, sinal que haviamos buscado mais de 30 minutos. Esse mesmo quarteto fomos encontrar depois dos PCVs 7 e 8 (Q e R), retornando de uma trilha errada em busca do PCV9.

E esse foi o PC que nos custou a vitória. Entramos em um trilha que deveria dar direto no PC, junto com uma dupla e o quarteto retardatário, mas cadê o PC???

Chegamos a conclusão que havimos pego a trilha errada e fizemos a volta pelo asfalto, cerca de 800 metros a mais. Já chegando no PCV9 (S) encontramos o quarteto de Ivoti descendo para o PC seguinte. Bate pavor, gritos de incentivo prá tentar buscar, mas o cansaço já estava pegando.

Buscamos o último PC (T) onde ainda cruzamos com eles, seguimos eles pela parte urbana e ao final, chegamos por um lado do parque e a menos de 500 metros vimos eles chegando no pórtico pelo outro lado.

Algumas avaliações da corrida:

- gostei bastante dos PCFs, a estratégia conta bastante. Os tempos de bônus, a meu ver, até foram um tanto generosos.
- a concentração de vários PCs em Arroio do Ouro tornou a prova divertida, pois houve frequentes encontros entre as equipes, e ao mesmo tempo colaborou prá disputa, mostrando a que distância as equipes estavam entre si.
- o mapa bem atualizado deixou várias opções de trajeto, isso também aumentou a disputa

Sobre a Adrennon:

Sem comentários! Parceria e entrosamento muito bons.

O Duda sempre se destaca por estar forte e manter o ritmo por toda a prova, puxando e rebocando quando for preciso.

As gurias deixaram muitos marmanjos prá trás, a ponto de escutarmos durante a prova 'Caramba, mas como essas gurias correm', hahaha...

Acredito que todos deram o máximo, e isso torna o segundo lugar irrelevante.

Valeu pessoal!

segunda-feira, 1 de março de 2010

Encontros de aventureiros em fevereiro/2010

Durante o mês de fevereiro, às vesperas da primeira prova do Circuito dos Vales 2010, a Equipe Adrennon participou de encontros com colegas de Lajeado e região.

O primeiro foi no dia 06/02, durante o Viva Verão, no parque Princesa do Vale, em Estrela. Com a companhia da equipe Black Aipim, Vita Esportes e prefeitura de Estrela, estivemos durante a tarde divulgando a 'Corrida de Aventura' aos interessados.



Ontem, dia 28/02, fizemos um ótimo treino coordenado pelo Fábio, da Papaventuras, onde foi montado um AT improvisado em Arroio do Ouro e da lá cada atleta fez um pequeno circuito a pé e de bike, tantas vezes quanto suas pernas permitissem. A equipe Adrennon participou comigo, Duda e Kátia, uma ótima preparação para a semana que vem.



Ao final, como nem só de treino vive o atleta, rolou aquele 'salchipão' lá em casa. A partir de agora, é só expectativa prá prova de Estrela.