Desafio Adrennon/DCE Univates de Aventura
REGULAMENTO
1.
Evento
O Desafio Adrennon/DCE Univates de Aventura é um evento multi-esportivo composto de diversas atividades físicas de Aventura na Natureza. O evento é uma promoção da equipe Adrennon de Corrida de Aventura em parceria com o DCE Univates e apoio da Prefeitura Municipal de Lajeado e Fruteira Degasperi.
O Desafio Adrennon/DCE Univates de Aventura é um evento multi-esportivo composto de diversas atividades físicas de Aventura na Natureza. O evento é uma promoção da equipe Adrennon de Corrida de Aventura em parceria com o DCE Univates e apoio da Prefeitura Municipal de Lajeado e Fruteira Degasperi.
O
site oficial do evento é http://adrennon.blogspot.com
2. Participantes e Equipe
2.1 Participantes
- Todos os competidores devem ter idade igual ou superior a 16 anos completos até a data da realização do evento. Os menores de idade deverão seguir as normas estabelecidas no termo de responsabilidade e uso de imagem.
- Os competidores devem estar em plena condição física e mental, sendo sua participação de livre e espontânea vontade, isentando dessa forma de qualquer responsabilidade os realizadores e organizadores por quaisquer danos físicos ou morais que venham a sofrer antes, durante ou após o desenvolvimento das atividades do projeto. As equipes serão avaliadas a critério da Organização.
- Os competidores (as) inscritos e confirmados serão os únicos autorizados a cumprirem as etapas do percurso definido pela organização, seja qual for a modalidade de atividade física de aventura na natureza envolvida.
2.2
Equipes
- Haverá 03 categorias de participação, sendo denominadas:
- Pró: Destinada aos
atletas experientes.
- Composta por 02 integrantes (duplas) na formação (mista e masculina); - Aventura: Destinada a
atletas com pouca experiência.
- Composta por 02 integrantes (duplas) na formação (mista e masculina). - Trekking:
Destinada
a atletas que desejam participar das atividades sem a utilização da
bicicleta.
- Composta por 02 integrantes (duplas) na formação (mista e masculina).
- A participação das duplas será confirmada pela Organização após o recebimento da Ficha de Inscrição e a confirmação do pagamento total da Taxa de Inscrição.
3
Inscrição
- Após o recebimento da Ficha de Inscrição por parte da Organização a equipe receberá via e-mail o valor de depósito a ser efetuado pela equipe em conta corrente no banco estipulado pela organização.
- A confirmação da inscrição se dará pelo envio e conferência do comprovante deste depósito para a organização.
3.2
Valor da Inscrição:
- O Valor da Inscrição será conforme a categoria:
- Pró e aventura: R$ 30,00 por atleta
- Trekking: R$ 20,00 por atleta.
- Alunos da Univates, mediante informação do número de aluno na Ficha de Inscrição e confirmação da informação junto ao DCE, terão R$ 5,00 de desconto em qualquer categoria.
3.3
Prazo
- O prazo limite para efetuar o Cadastro da Equipe e o Pagamento do Valor de Inscrição estarão estabelecidos no site do evento.
3.4
Forma de Pagamento do Valor de Inscrição:
- O pagamento do Valor de Inscrição poderá ser efetuado da seguinte maneira:
- Depósito
bancário em conta corrente ou transferência bancária On-line.
Banco do Brasil
Ag. 0139-2
Conta Corrente : 28.460-2
Jean Carlo Hansen
4.
Direitos e Deveres dos Participantes
4.1 Direitos
4.1 Direitos
- Receber, ler, solicitar esclarecimentos, respeitar e zelar pelo cumprimento das regras do evento.
- Exigir responsabilidade ambiental, social e cultural para com toda a comunidade local e com todos os participantes, equipes, organização, imprensa e demais integrantes do evento em questão.
4.2
Dos Deveres
- Preencher a ficha de Inscrição da duplas com informações corretas e verdadeiras.
- Preencher o termo de responsabilidade e uso de imagem.
- Efetuar pagamento da taxa de inscrição.
- Estar cada participante devidamente inscrito, ciente e de acordo com todas as disposições deste Regulamento, assim como àquelas não contempladas nestes documentos, mas comunicadas verbalmente, notificadas pela organização ou divulgadas pelo site do evento, e assumir todas as responsabilidades oriundas da sua participação no evento.
- Respeitar e conservar os ambientes compartilhados no desenvolvimento das atividades ao ar livre, visando usufruí-los de maneira sustentável e buscando minimizar ao máximo todo e qualquer impacto sócio-ambiental gerados antes, durante e depois do desenvolvimento das atividades.
- Ser responsável pelas suas condições físicas e mentais, assim como a condição dos seus companheiros de equipe e de dupla. Cabendo-lhe discernir e decidir pela integridade da saúde física e mental, e a segurança de sua equipe ou dupla e/ou de um companheiro em situações, que no decorrer das atividades possam perceber o esgotamento e o cansaço físico e mental além do limite natural do(s) membro(s) da equipe. Devendo avaliar continuamente se convém continuar o percurso. Estar ciente do risco envolvido e assumir as conseqüências de acidentes que eventualmente ocorreram durante a prática de atividades físicas de aventura na natureza, além de estar ciente, ainda, de que em muitos locais onde possa vir a requisitar socorro seja impossível às equipes de resgate alcançarem curto período de tempo.
- Possuir conhecimento básico sobre as Atividades Físicas de Aventura na Natureza: Corrida, Hikking (caminhada); Orientação em Planilhas (enduro); Mountain Biking; e Canioning (caminhada em leito de rio).
- A equipe deverá comparecer dos dias, horários e locais divulgados e comunicados às equipes participantes.
5.
Direitos e Deveres da Organização
5.1 Dos Direitos
5.1 Dos Direitos
- A Organização se reserva no direito de impedir a participação de qualquer equipe e dupla e/ou participante antes ou durante o decorrer das atividades, caso procedam-se comportamentos e/ou situações contrárias às normas deste regulamento, podendo a organização desclassificar quaisquer equipes e duplas e/ou competidores sem direito a recurso sob quaisquer circunstâncias.
- É norma incontestável o respeito às pessoas, ao patrimônio natural e urbano e será excluído, sem contestação, qualquer participante e sua equipe que infringirem essa norma.
- A organização se reserva no direito de cancelar a(s) atividade(s) do evento bem como de todo o evento por qualquer motivo que seja, pertinente à garantia e a integridade das pessoas, dos ambientes naturais e/ou urbanos, podendo ou não transferir o mesmo (sem ônus aos organizadores) para uma data a ser definida pela organização sendo que, os valores concernentes à inscrição não serão devolvidos, ficando os mesmos em crédito às equipes e duplas para o próximo evento.
5.2
Dos Deveres
- A organização geral da prova, a organização no terreno, a instalação de meios de segurança, a divulgação em mídia e os primeiros socorros no local.
- Fazer cumprir as disposições deste regulamento e justificar as alterações quando necessárias.
6.
Atividades
- Durante o decorrer do percurso do evento, as equipes deverão praticar diversas Atividades Físicas de Aventura na Natureza. As atividades têm por objetivo ser um método de deslocamento para que as equipes e duplas possam percorrer, cruzar, subir ou descer um percurso pré-estabelecido pela organização no menor tempo conforme planejamento do percurso apresentado em forma de planilha a ser entregue aos competidores.
- O desenvolvimento prático das modalidades de Atividades Físicas de Aventura na Natureza é definido pela organização para cada trecho conforme as características do ambiente da região.
- As modalidades têm como força motriz de deslocamento a capacidade natural física e mental inerente ao ser humano.
- As modalidades desenvolvidas se praticam mediante orientação e navegação por planilhas e planejamento do percurso. O uso de quaisquer aparelhos de navegação eletrônico tipo GPS é terminantemente proibido pela organização.
- As modalidades de Atividades Físicas de Aventura na Natureza, que compõem esta prova possuem as seguintes características:
- Hikking: Caminhada de curta duração, na qual usualmente não ultrapassa 01 (um) dia. Os competidores utilizarão desta modalidade para realizar deslocamento entre determinado Posto de Controle (PC) e Área de Transição (AT).
- Orientação em Planilhas: Consiste em um deslocamento através de terrenos irregulares utilizando-se uma planilha para orientar e navegar, visando encontrar os Pontos de Controle (PCs) e Áreas de Transição (ATs), pré-estabelecidos pela organização. A orientação se dará em todas as modalidades de atividades físicas de aventura na natureza determinadas para o percurso.
- Mountain-Bike: Modalidade esportiva que se utiliza, de bicicleta especial, percorrer locais não pavimentados (trilhas, estradas não pavimentadas). Nesta prova cada participante deverá possuir bicicleta, para percorrer determinado trajeto entre os Pontos de Controle (PCs) e Áreas de Transição (ATs). Nesta modalidade esportiva os competidores devem obrigatoriamente utilizar-se de capacete de ciclismo.
- Canioning: Consiste em realizar deslocamento em leito de rio com pouca água.
- Atividadas extras: conforme item específico deste regulamento.
7.
Atividades extras
- A organização
poderá incluir durante qualquer ponto da prova atividades extras de
natureza obrigatória para os atletas. Tais atividades podem ser de cunho
esportivo, cultural, ambiental, social e educacional e são parte
integrante da corrida (etapa a ser cumprida).
- As atividades
extras serão constituídas de pequenos desafios e da mesma forma que
qualquer esporte de aventura na natureza, exigirão que o atleta entre em
contato direto com terra, água ou mato. As atividades também poderão
exigir utilização de cordas, equilíbrio, coordenação motora e outras
habilidades.
- A não
realização por parte de algum atleta de alguma atividade prevista pela
organização acarretará em penalização de 30 minutos no tempo da equipe,
por atleta que não realizou a tarefa.
8.
Equipamentos
- Todas equipes
deverão possuir:
- Roupa
apropriada para prática desportiva
- Caneta
para anotar os postos de controle virtuais (ideal que seja a caneta de
retro-projetor)
- As equipes das categorias Pró e Aventura devem possuir permanentemente e em bom estado de funcionamento:
Equipamento
|
Quantidade
|
Bicicleta
|
01
por Competidor
|
Capacete
para Bicicleta
|
01
por Competidor
|
Luvas
de Ciclismo
|
01
por Competidor
|
Ciclo-computador
(odômetro)
|
01
por equipe
|
8.1
Equipamentos Recomendáveis:
- Aparelho celular;
- Kit de reparo/conserto pneu de bicicleta;
- Bomba de ar para pneu de bicicleta;
- Porta mapa à prova d'água
8.2
Equipamentos Proibidos:
- Armas
- Qualquer meio ou instrumento para transporte não pertinente à modalidade em curso e não autorizado pelo ORGANIZADOR;
- Quaisquer aparelhos eletrônicos de localização; Nota: A posse e/ou utilização dos equipamentos mencionados neste item, e os não autorizados pelo ORGANIZADOR, resultará na desclassificação imediata da equipe inscrita sem direitos a recurso de qualquer espécie.
8.3
Condições Gerais sobre os Equipamentos
- A Organização e os realizadores do evento se eximem de quaisquer responsabilidades pelos acidentes que possam ocorrer aos participantes e fiscais pelo uso inadequado e/ou desconhecido dos equipamentos de segurança individual e/ou coletivos, assim como sua condição de bom estado de conservação e dentro das especificações exigidas pelos seus fabricantes e normas nacionais e internacionais (Inmetro - UIAA – CE - CA).
- A Organização tem todo o direito de proibir o acesso a eventuais locais com água e locais de técnicas verticais para qualquer participante a qualquer hora. Os participantes que não apresentarem nesses trechos condições físicas e mentais e habilidades sobre a técnicas envolvidas não poderão perfazer esse trecho, cabendo exclusivamente aos Organizadores e Coordenador de Atividade a decisão final. Nesses casos, a organização apresentará sempre um caminho alternativo aos participantes.
- As bicicletas poderão, em determinado momento da prova, ficar em um AT(Área de Transição) onde ao término da prova pelas equipes e duplas, deverão ser retiradas pelas mesmas. Em casos de extravio, perda, danos ou quaisquer outros tipos de sinistros ocorridos com estes equipamentos à organização se eximem de qualquer indenização pelo mesmo, tornando-se nula toda e qualquer solicitação de ressarcimento por parte do competidor ou equipe.
9.
Percurso da Prova
9.1
O Trajeto
O
trajeto a ser percorrido é desconhecido por todas as equipes e duplas,
representada no planejamento do percurso através da planilha e entregues às
equipes, sendo igual para todas as equipes, dentro de suas categorias. O
percurso é definido pela organização com base nas seguintes especificações:
- Duração do
Percurso
O tempo de duração é indefinido com base na variável das diferenças de preparo físico e técnico entre as equipes. - Distância
O percurso para a Categoria Pró será de 40 a 50 Km.
O percurso para a Categoria Aventura será de 20 a 30 Km.
O percurso para a
Categoria Trekking será de 8 a 12 Km.
- Postos de
Controle (PCs)
São postos situados ao longo do percurso da prova, que devem ser alcançados na ORDEM NUMÉRICA(Todas as Categorias), determinada pela organização, na qual é obrigatória a passagem de todas as equipes e duplas.
Estes PCs poderão ser humanos ou virtuais. - Postos de Controle Humanos: São locais de passagem obrigatória onde há a presença de pessoas(FISCAIS) responsáveis por registrar a passagem da equipe ou dupla pelo posto de controle. São também responsáveis pelo registro de qualquer irregularidade das equipes e duplas: falta de um integrante, falta de algum equipamento obrigatório e distância superior entre o 1º e último integrante da equipe ou dupla superior à 100 metros.
- Postos de Controle Virtuais: São locais de passagem obrigatória para a equipe ou dupla onde não há a presença de pessoas(FISCAIS). Neste ponto, haverá alguma informação ou particularidade do local que a equipe deverá procurar e anotar, e que será conferida pelo fiscal do próximo PC.
- Áreas de
Transição (ATs)
Locais destinados durante o percurso para troca de modalidade esportiva de aventura, que devem ser alcançados na ordem numérica determinada pela organização, onde também é obrigatória a passagem de todas as equipes e duplas. Estas Áreas de Transição não são obrigatoriamente colocadas junto a um determinado posto de controle (PC). - Fiscais dos
Postos de Controle
São as pessoas responsáveis por registrar a passagem da equipe pelo posto de controle. São também responsáveis pelo registro de qualquer irregularidade das equipes e duplas: falta de um integrante, falta de algum equipamento obrigatório e distância superior entre o 1º e último integrante da equipe ou dupla superior à 100 metros.
10.
Classificação
- Será considerada vencedora a dupla em sua categoria que em menor tempo completar todo o percurso da prova com todos os seus integrantes e sem penalizações registradas nos PCs, ATs e demais normas do regulamento.
- A classificação das duplas, será feita por categorias, seguindo a ordem de chegada das mesmas que completarem todo o percurso da prova com todos os seus integrantes e sem penalizações registradas nos PCs, ATs e demais normas do regulamento.
Observação: Caso duplas cheguem junto à chegada, será seguido o seguinte critério de desempate: - Menor tempo percorrido entre as duplas do PC1 ao PC2, a equipe ou dupla que percorreu o menor tempo será considera vencedora, caso continua o empate será verificado o menor tempo entre o PC2 e PC3 e assim conseqüentemente até verificar o desempate.
11. Premiação
- Na Categoria PRÓ "masculino
e misto", a premiação será:
1º Lugar: Troféus + medalha participação
2º Lugar: Troféus + medalha de participação
3º Lugar: Troféus + medalhas de participação - Na Categoria AVENTURA Duplas
"masculino e misto", a premiação será:
1º Lugar: Troféus + medalha de participação
2º Lugar: Troféus + medalha de participação
3º Lugar: Troféus + medalha de participação - Na Categoria TREKKING Duplas
"masculino e misto", a premiação será:
1º Lugar: Troféus + medalha de participação
2º Lugar: Troféus + medalha de participação
3º Lugar: Troféus + medalha de participação
Todos os participantes que completarem a
prova receberão medalhas de participação.
12. Apelação / Protesto
12. Apelação / Protesto
- Todas as apelações e protestos deverão ser feitos à organização por escrito, com o prazo máximo de 45 minutos após a chegada da equipe ou dupla.
- As apelações e protestos permitem que sejam impostas as punições.
- Todas a apelações e protestos serão julgadas pela comissão, juntamente com 03 representantes de equipes não envolvidas na questão e sorteadas aleatoriamente.
- Casos que necessitem decisões imediatas poderão ser resolvidos por apenas um membro da organização, mas podem ser modificados posteriormente pela comissão.
13.
Isenções de Responsabilidade Civil.
Os participantes do Desafio Adrennon/DCE Univates de Aventura declaram-se inscritos por livre e espontânea vontade. A organização responsabiliza-se apenas por danos causados em virtude de negligência, imperícia e imprudência advindas da organização do evento, nos termos do código civil e código de defesa do consumidor vigentes. Todos os participantes declaram-se cientes e de acordo com as cláusulas deste regulamento, e concedem suas imagens para uso exclusivo da organização, sendo necessário o preenchimento dos respectivos termos de ajuste (em anexo).
Parágrafo Único
Casos omissos neste regulamento serão julgados somente pela Organização do evento.
Os participantes do Desafio Adrennon/DCE Univates de Aventura declaram-se inscritos por livre e espontânea vontade. A organização responsabiliza-se apenas por danos causados em virtude de negligência, imperícia e imprudência advindas da organização do evento, nos termos do código civil e código de defesa do consumidor vigentes. Todos os participantes declaram-se cientes e de acordo com as cláusulas deste regulamento, e concedem suas imagens para uso exclusivo da organização, sendo necessário o preenchimento dos respectivos termos de ajuste (em anexo).
Parágrafo Único
Casos omissos neste regulamento serão julgados somente pela Organização do evento.
Jean Carlo Hansen
Diretor
de Prova
Parabéns pelo evento. Ahô...
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