Confira aqui as informações sobre o Desafio Adrennon/DCE Univates de Aventura
Álbum de fotos do grupo Aventureiros do Vale do Taquari
Visite e confira todas nossas fotos.

domingo, 29 de maio de 2011

Cross Duathlon Unisc


Aconteceu no dia 29/05/2011 o Cross Duathlon UNISC, promoção dos colegas corredores Henrique Didoné e Rodrigo Muradás. Coisa nova, diferente, como gostamos de novos desafios, Adrennon foi lá marcar presença.

O trajeto era todo dentro da UNISC, a bike (16,5km) consistia em 5 voltas por um trecho de asfalto na sua maioria, mas com uma mudança radical por uns 600 metros de uma trilha muito técnica. Na corrida, 6,4 km, 4 voltas em asfalto, grama, brita, calçamento, escadas e tudo mais que tínhamos direito.

Praticamente todos atletas que lá estavam eram corredores de aventura - e todos estavam com muita 'gana', pois o ritmo foi forte, desconfortável para nós. Eu e Duda fechamos a prova em cerca de 1:20h, empatados em 5o lugar na categoria (o Duda estava alguns metros da minha frente e me aguardou para chegarmos junto).

Foi uma boa experiência, um domingo diferente. Parabéns ao Henrique e Rodrigo pela iniciativa, esperamos que ocorram outras.

Abraço

Jean




terça-feira, 24 de maio de 2011

Release do 1o Perrengão Gaúcho de Corredores de Aventura


A região de Colinas e Imigrante foi a escolhida pelas equipes de corrida de aventura Adrennon, de Estrela, e Life Adventure, de Passo Fundo, para sediar o 1o Perrengão Gaúcho de Corredores de Aventura.

A iniciativa dos atletas João Fabiano (Life Adventure) e Jean (Adrennon) tinha por objetivo reunir atletas do esporte do estado em uma confraternização para troca de experiências e também para efetuar um treino com todas os desafios de uma verdadeira corrida de aventura.



Nestas provas, o relevo complicado, o barro, o mato e todas as dificuldades é que dão significado ao termo 'perrengue', que de forma resumida significa 'situação difícil'. O evento surgiu apenas para destacar esta que é a essência das corridas de aventura.

No sábado, 21/05, foram 22 os participantes da janta que serviu de confraternização para os atletas. A janta foi seguida pela apresentação da equipe Papaventuras, de Venâncio Aires, que compartilhou com os presentes suas experiências nas várias edições do Ecomotion Pro - maior prova de corrida de aventura do Brasil, com mais de 500 km - em que a equipe já participou.

Os atletas Valmir Schneider e Rosemeri Muller, da equipe Papaventuras, falaram sobre treinamento, equipamentos, preparação psicológica e todos os demais aspectos que os atletas devem considerar para participar de provas deste porte.

No dia seguinte, logo cedo, a caravana de carros se deslocou até a cidade de Colinas, onde 35 atletas de 11 cidades do estado se reuniram para iniciar o treino.


De bicicleta, o grupo percorreu cerca de 55 km em Colinas, Roca Sales e Imigrante, com muitas subidas e descidas, estradas e trilhas, para fazerem ainda cerca de 9 km a pé, com direito a caminhadas em riacho e até com banho de cachoeira e, concluindo o percurso, um rapel feito na Lagoa da Harmonia, em Teutônia.

Alguns atletas fizeram o treino em ritmo de corrida, fechando o percurso em menos de 7 horas, outros optaram por um ritmo mais leve, aproveitando para fotografar os excelentes locais visitados, e concluiram o treino ao pôr-do-sol.


Para todos, ficou a sensação de um final de semana bem aproveitado.

As equipes Adrennon e Life Adventure agradecem a presença de todos.

E que venha o 2o Perrengão!

Abraço

Jean

Mais fotos do Perrengão

O álbum do Perrengão foi atualizado com as fotos do Ricardo Schmitz, aqui.

E temos também as fotos do Paulo Bagatini aqui.

Abraço,

Jean

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Mapa Perrengão


Boa noite, galera. Está aí o mapa para quem quiser relembrar ou mesmo treinar no próximo final de semana! Se alguém quiser pegar comigo, num tamanho maior, só avisar.

Abraço

Jean

Altimetria Perrengão


Na imagem acima (clique para ampliar) está a altimetria do Perrengão, cortesia do Valmir.
O desnível acumulado foi de 1995 metros e a altitude máxima de 607 metros.

Valeu

Jean

Fotos do Perrengão

Primeiras fotos do Perregão aqui.

Jean

1o Perrengão - Agradecimentos


Saudações, corredores

Acredito que conseguimos realizar a nossa proposta inicial, que era integrar/trocar experiências (no sábado) e depois treinar e conhecer lugares novos (no domingo).

Sei que talvez alguns bons locais para futuras corridas possam ter sido 'queimados', mas não podíamos deixar de mostrar esses locais bonitos e especiais para a galera que veio de longe, Passo Fundo, Santa Cruz, Novo Hamburgo, etc.

Em nomes das equipes Adrennon e Life Adventure queremos agradecer a presença de todos, esperamos que tenham gostado e criado expectativa para o próximo evento, que provavelmente irá acontecer entre as corridas de Sertão Santana e Igrejinha. Eu, particularmente, agradeço aos e-mails e mensagens de parabenização pelo evento-treino/mapa e espero ter 'adiçado' algumas equipes a virem treinar naquela excelente região.


Saudações especiais ao Valmir e Rose (Papaventuras), pela conversa no sábado, e que, junto com o Luis e Fábio deram até um ar de competição para o treino, com os 'pegas' entre essas duas duplas fortes...hehehe...

Agradecimentos também ao Duda e ao Schmia, que ficaram algumas horas na companhia dos urubus, aguardando o pessoal para o rapel. Ouvi dizer que as árvores ali perto, no meio da tarde, já não eram mais verdes e sim vermelhas de vergonha de tantos pecados escabrosos que tiveram que ouvir, hehehe...

Valeu pessoal! Estarei colocando algumas fotos ainda hoje no álbum dos Aventureiros do Vale do Taquari. Quem tiver fotos e queira publicar, pode me mandar.

Grande abraço

Jean
Adrennon

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Perrengue e derivados...

Substantivo

per.ren.gue, masculino

  1. briga, desentendimento, discussão
  2. situação difícil


Os corredores de aventura entendem bem o significado desta palavra.

Imagine... noite, chovendo, várias horas de prova, você cansado, sua equipe perdida procurando um PC, barro em todas engrenagens da bicicleta, sua comida já acabou e a próxima AT (área de transição) está longe, as bolhas nos pés estão doendo, a pilha da lanterna está fraca, o papel-contact do seu mapa começa a desgrudar e o mapa começa a ficar molhado, vocês acabaram de fazer uma descida de uns 400 metros de altitude, você é o navegador e percebe.... "putz, viemos pro lado errado, vamos ter que subir de volta..."

Isso é um perrengue!!!!

A gente brinca que "quanto pior, melhor!" e isso faz parte (acho que até motiva alguns atletas) das corridas de aventura e precisamos aprender a lidar com eles, os perrengues!

O 1o Perrengão Gaúcho de Corredores de Aventura é um evento que foi criado com a finalidade de integrar atletas de corridas de aventura do estado, juntamente com interessados no esporte, já que normalmente nos vemos apenas de passagem nos finais de semana de corrida, pouco se conversa, pouco se troca experiência. Por isso a confraternização que teremos no sábado à noite.

Mas, então, por que "Perrengão"?... Sim, faremos um treino no domingo, e o treino foi planejado para ser forte, judiado, molhado, ralado, como todo corredor de aventura gosta... Vai servir para melhorar o desempenho de cada participante e, por quê não dizer, colaborar para melhorar o nível geral das equipes do estado...

As equipes Adrennon e Life Adventure, acima de tudo, são entusiastas do esporte. Sabemos que, como qualquer esporte amador, temos dificuldades diversas, de patrocínio, de cobertura na mídia, de reconhecimento. Mas acreditamos que são eventos assim, onde todos praticam seu esporte com um objetivo comum - e não cada um pensando em si - que irão desenvolver acorrida de aventura como um todo.

Agradecemos desde já a participação dos mais de 30 atletas que confirmaram presença.

E bora correr!!!!!!

Abraço

Jean Carlo Hansen
Adrennon

1º Perrengão - Info IV

Saudações, corredores

Chegamos no quarto trecho do Perrengão, uma AT bem tranqüila, relaxante, um bom restaurante prá tomar uma bebida gelada... depois da última subida, nessas alturas todo mundo vai estar me xingando, rs.... então nada melhor do que uma boa recuperação antes do ir pro rapel! hehehe

Antes de subirmos (só mais um pouquinho!) até o rapel, faremos uma trilha demarcada até o próximo PPO. Mais uns 60 metros de subida e chegaremos no local para o nosso rapel, curtam bastante:



Àqueles preocupados com o rapel, informo que será bem tranqüilo, simples até. Como acredito que nessa AT iremos todos nos encontrar e iremos permanecer por algum tempo, podemos 'incrementar' o rapel e termos um pouco mais de adrenalina, vai depender da vontade de todos e da hora do dia. Podemos encarar o rapelzinho abaixo, que tal:


Depois desse último trecho, teremos mais 2 PCs na descida de volta até a chegada. Navegadores: cuidado que um trajeto mal feito pode transformar a descida em subida!

Era isso, pessoal, espero que todos aproveitem bastante.

Lembrando que hoje é o último dia para confirmação da janta e mapas: jhansen@univates.br ou (51) 8126-3539.

Abraço

Jean Carlo Hansen
Adrennon

terça-feira, 17 de maio de 2011

1o Perrengão - Distâncias finais

Saudações, corredores

Seguem as distâncias finais do 1o Perrengão Gaúcho de Corredores de Aventura:

- Largada na cidade de Colinas (20 km de Estrela)
- MTB: Pro-31 km, Aventura-17,5 km
- Trekking: Pro-7,5 km, Aventura- 6,1 km (inclui canioning)
- MTB: 7,9 km
- Trekking: 4,3 km (inclui rapel)
- MTB: 12,2 km
- Chegada no mesmo local da largada

Total: Pro-62,9 km, Aventura 48 km.

ATENÇÃO: A janta precisa ser confirmada até amanhã, quarta-feira! Ainda temos lugar para duas barracas no alojamento.

Abraço

Jean
Adrennon

domingo, 15 de maio de 2011

1º Perrengão - Info III

Saudações, pessoal.

Ontem, sob chuva e perto de 10 graus de temperatura, esse que vos escreve, acompanhado parcialmente pelo Jeferson, da dupla M&G, de Imigrante, estivemos conferindo mais um trecho do Perrengão.

O resultado final foi esse aí embaixo, hehehe:

Mas valeu a pena!

O local que eu havia selecionado é bastante conhecido pelo Jeferson, que me mostrou umas trilhas muito boas. O trecho a pé a partir da cidade de Imigrante vai colocar à prova os bons navegadores, em especial no trecho de canioning até a cascata. É isso aí, tá confirmado o canioning, vamos molhar as canelas!

Depois do trecho a pé, voltamos até a AT e recomeçamos as pedaladas. Ou empurradas, pois teremos agora a mais longa subida do Perrengão.

A subida alterna locais pedaláveis, outros nem tanto. O trecho abaixo não é deste local, mas serve de exemplo:

O visual compensa, a foto abaixo foi tirada de um dos PCs:


Na sequëncia, chegaremos no mais alto PC de bike do treino: 510 metros pelo Google. Isso na bike, porque a pé iremos a 570 metros, mas isso é história para o próximo trecho, que estarei colocando durante a semana.

Mais informações sobre o Perrengão aqui e sobre o treino: Trecho 1 e Trecho 2.

Não esqueçam de confirmar presença (janta, alojamento e mapas) pelo e-mail jhansen@univates.br ou pelo fone (51) 8126-3539.

Valeu

Jean
Adrennon

sexta-feira, 13 de maio de 2011

1º Perrengão - Info II

Pessoal, o post original sobre a segunda parte do treino foi apagado, então estou colocando de forma resumida.

Ao descer dos morros da linha Borges de Medeiros, teremos um trecho mais tranqüilo e bucólico, como da foto a seguir:



Chegaremos na cidade de Imigrante para nossa transição e seguiremos a pé. O trecho possui diversos riachos, como o abaixo, onde estamos vendo a possibilidade de um canioning.



O objetivo desta parte a pé é chegar na cascata abaixo:



Mais informações sobre o Perrengão aqui e sobre o treino aqui.

Não esqueçam de confirmar presença (janta, alojamento e mapas) pelo e-mail jhansen@univates.br ou pelo fone (51) 8126-3539.

Valeu

Jean
Adrennon


Problema no Blog

Galera, não sei o que houve, foi apagado do Blog o último post sobre o treino do Perrengão.

Vou tentar recuperar e colocar novamente.

Jean

sexta-feira, 6 de maio de 2011

1º Perrengão - Info I

Seguem informações iniciais para o treino do 1o Perrengão Gaúcho de Corredores de Aventura.

A primeira perna de bike percorre o interior de Colinas, nas proximidades do Rio Taquari e da ferrovia do trigo.



Mas a moleza dura pouco... logo entraremos em uma trilha com muito barro e numa subida muito difícil.

Como tudo que vale a pena exige algum esforço, o final da subida é algo espetacular. Vale a pena interromper o treino por alguns minutos para curtir o visual.


Agora é pegar a direção da simpática cidade de Imigrante, com boas subidas e descidas até lá.

*** Poderemos ter surpresas molhadas na parte final deste trecho

quinta-feira, 5 de maio de 2011

1º Perrengão Gaúcho de Corredores de Aventura

Equipes Adrennon e Life Adventure convidam:

1o Perrengão Gaúcho de Corredores de Aventura

O que é: "encontro-treino" com confraternização no dia 21/05 na cidade de Estrela e no dia 22/05 treinão para corrida de aventura com utilização de mapa.

Objetivos: integrar atletas/amigos, trocar idéias sobre as corridas, trocar experiências, criar um vínculo de amizade entre corredores e conhecer uma região fantástica, aprimorando o desempenho individual e coletivo dos corredores.

Local: Estrela/Colinas/Roca Sales/Imigrante/Teutônia

Confraternização (Jantar): 21/05. (21/05, 19:00. Lancheria Brukão (Rua Pércio Freitas, 95, depois da rotatória da avenida principal, a uma quadra do Hospital Estrela).
*** Cardápio: massas, galeto, polenta, arroz e salada verde. O valor por pessoa é de R$ 17,00, bebidas pagas à parte.

Palestra/conversa: Após a janta, a equipe Papaventuras, de Venâncio Aires, estará fazendo seu relato sobre a participação no Ecomotion Pro 2011.

Treino: 22/05. Horário a ser definido durante a janta:

Distâncias e altimetria:

Deslocamento de carro de 20 km a partir de Estrela

1) Bike - 34 km - +640, -650 metros
2) Hiking - 6,2 km - +50, -50 metros (cascata) (*** ainda estudando um caninoning nesse trecho)
3) Bike - 8 km - +480 metros
4) Hiking - 4,4 km - +160, -160 metros
5) Rapel em cascata ou em rocha, dependendo da temperatura e do ânimo dos atletas
6) Bike - 12 km - -460 metros (barbadinha, prá terminar)

Retorno de carro.

*** Obs1: pedimos a quem puder que traga kit de rapel
*** Obs2: haverá uma pequena despesa relativa a confecção dos mapas, a ser acertada na hora
*** Obs3: será feita tomada de tempo individual (cada pessoa/equipe controla o seu)
*** Obs4: a participação da maioria de atletas possível na confraternização é muito importante pois, é o principal objetivo do evento.

LEMBRETE: A cidade de Estrela está promovendo a tradicional Festa do Chucrute, que se encerra no final de semana do evento. Para quem vier de fora, haverá muitas atrações na cidade (baile, jogos germânicos, etc.)

ATENÇÃO: Estamos verificando a questão de alojamento, por isso, SOLICITO que todos os interessados me enviem as seguintes informações pelo e-mail jhansen@univates.br:

1) Número de pessoas para a janta
2) Número de pessoas para o alojamento
3) Se fará o treino em equipe ou com o pelotão principal, ou seja, se vai precisar de mapa (e quantos mapas, se for o caso)

MAIS INFORMAÇÕES NOS PRÓXIMOS DIAS OU COM OS ATLETAS

João Fabiano - Life Adventure (joaofabianopersonal@yahoo.com.br - (54) 9117-9117)
Jean - Adrennon (jhansen@univates.br - 51 81263539)

terça-feira, 3 de maio de 2011

Adrennon participa de programa esportivo na TV Univates

Nesta última segunda-feira, dia 02 de maio, eu fui representar a Adrennon no programa esportivo Tá em Jogo, da TV Univates. O programa é ao vivo e foi ao ar as 22h30 até as 23h30.
O programa contou com 4 convidados, além de mim: Leandro Vuaden, Gonçalves (atleta do Lajeadense) e Elton de Andrade (jornalista esportivo).
O programa foi muito legal e serviu para divulgar um pouco mais do nosso esporte e apresentar a Adrennon para quem ainda não conhecia!
Confira algumas fotos!

Abraços,
Tati Sander

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Relato do Daniel sobre o Desafio Estrela


Olá.. pessoal

Vou tomar a liberdade de ser o primeiro ou um dos primeiro novatos a relatar a corrida aqui, rsrsrsrs .

Bom, primeiramente quero agradecer o convite do Jean para participar dessa prova com essa grande equipe que é a Adrennon, com companheiros de prova insuperáveis com uma garra sensacional , mas tinha medo de fracassar por ter nadaaa.....de experiência em provas de aventura e de nunca ter feito canoagem :) e também de treinar praticamente nada na parte de corrida. Mas apesar de tudo tenho uma boa base na bike, treino de 4 a 5 vezes por semana , pensei: vou me esforçar o máximo que puder, não quero fazer feio diante de uma grande equipe , mas chega de bla bla bla, vamos ao que importa.

Às 6:30 da manha do dia 1/05/2011 , saí de Lajeado rumo à Estrela chegando as 6:50, pois as 7 levariam a minha bike e a da Tati para fazermos o bike & run. Às 8 a largada, começa a prova, tínhamos que correr atravessando o parque, pegar as canoas e ir pro rio. Mas ali a corrida já foi desgastante, pois fomos num ritmo forte até a margem para evitar aquele empurra-empurra, mas conseguimos nos dar muito bem e partimos, 6 km de remo. Então chegamos na margem. Eu e o Giovani levamos a canoa até a estrada. O Giovani foi ajudar o Jean e a Tati que logo viriam, pois pegaram o pcv (acho que é isso) mas deram o azar de virar a canoa e se atrasaram uns minutos, mas então logo vi eles chegando, e partimos pro bike & run.

Rendemos muito bem, belo jogo de equipe. Retornamos até o parque, então pegamos as outras bikes e seguimos o rumo, logo chegamos nas trilhas e o gps do Jean :) foi muito importante passamos várias equipes nas trilhas, o Jean é fera no mapa. Largamos as bikes e nos separamos em duplas para buscar os pcvs na corrida. Fomos eu e o Giovani no trajeto mais longo. Eu sofri, nossa, e como, acompanhar Giovani na corrida não é fácil. Ele tem muito fôlego mas deu tudo certo. Fizemos cerca de 4 km, acredito, e ainda atalhamos uma parte pelo mato - grande idéia do Giovani.

Chegamos até as bikes onde o Jean e a Tati nos esperavam. Seguimos em diante mas eu estava sentindo muita dor nas pernas, a corrida foi desgastante pra mim. Fui me recuperando aos poucos na bike. Então nos separamos novamente, eu e o Giovani fomos buscar de bike o pcv e a Tati e o Jean o outro, mas na corrida. Então pegamos o pc e seguimos atrás da Tati e do Jean. Encontramos eles e fizemos mais uma parte de bike & run. Ali a queimação das pernas já era intensa.

Chegamos até as outras bikes e seguimos. Faltavam somente 12 km de mountain bike. Seguimos num ritmo forte e Giovani começou a sentir muita dor nas pernas. Para manter o ritmo forte eu e o Jean puxamos ele.

Chegamos no asfalto com muitaaaaaaaa queimação nas pernas, estávamos perto da chegada então superamos a dor e seguimos até a linha de chegada. No meu conceito foi uma ótima prova, muita rápida. Chegamos em segundo lugar mas pra mim tem gosto de primeiro porque a gente concluiu a prova muito bem, num ritmo muito forte. Então ficamos em segundo lugar nos quartetos pro.

Agradeço ao Jean , Tati , Giovani pela grande prova que me proporcionaram, que vai fazer parte do resto da minha vida, foi espetacular, muita superação. Uma prova de muita explosão. Espero não ter prejudicado a equipe no rendimento .



Um abraço a todos , e viva a ADRENNON

DANIEL SCARTEZINI
Super Randoneeur em 2010 e 2011 em Audax